
Breves explicações sobre o assunto ..
O furo jornalístico constitui-se de uma informação que é publicada em um meio antes de todo os outros meios. Dessa forma, o furo jornalístico ocorre quando um canal de televisão, por exemplo, consegue apurar uma notícia antes que os demais canais, fazendo com que seus concorrentes não tenham acesso ou tenham um acesso restrito a tal informação.
Hoje, o discurso jornalístico reproduzido em diversos veículos tem nos ofertado uma certa padronização. As matérias, informações ou notícias que chegam até nós, receptores, são praticamente as mesmas. O assunto em si, do que vemos e ouvimos, é igual ou muito semelhante em todos os meios, e o que talvez possa diferenciar uma matéria de outra é justamente a opinião de quem reproduz o fato. Assim, as diferentes ideologias dos diversos veículos comunicativos é o que diferencia as notícias e/ou reportagens que em si se apresentam de forma igual. Exatamente por isso a busca pelo furo é incessante. Publicar algo inédito e "quente" é o sonho de todo repórter que queira se diferenciar dos outros.
Essa busca pelo furo pode apresentar aspectos positivos e negativos. Positivamente, a busca pelo furo apresenta uma maior procura por fatos diferentes e inusitados que chamem e despertem a atenção do público. Porém, a vontade de obter um furo jornalístico acaba causando alguns erros como a falta de apuração dos fatos ou a utilização de recursos nem sempre convenientes para obter tal furo.
Como atualmente mostrar algo mais rápido que os concorrentes não basta, busca-se apresentar algo que ninguém jamais pensou em publicar, algo jamais visto nos outros meios. Portanto, é o furo o ponto máximo de todo repórter. É conseguindo um bom furo que se consegue, por consequência, uma maior audiência. É a partir do furo que cria-se uma rivalidade e uma concorrência saudável entre os demais veículos que procuram ofertar ao público o que há de melhor. Quem ganha com isso é o público em geral que pode obter informações e notícias sobre assuntos diferentes e inimagináveis.
[Fabiana Pelinson]