
No mundo em que vivemos hoje, muito acontece a todo momento. São catástrofes de um lado, salvações de outro, enquanto pessoas importantes morrem muitas outras nascem, e assim por diante. Em meio a tantos acontecimentos está o jornalismo, com a função de transmitir o que se ocorre a todo instante para a população. Com a ampla concorrência em que se encontram os veículos de informação e em uma época em que a mídia tem discurso cada vez mais unificado, falando quase sempre as mesmas coisas, cresce cada vez mais a busca por um furo, uma notícia quente e de primeira mão.
O furo torna-se então, a emoção do jornalismo, pois sua busca pode ser positiva quando encarada como desejo de investigar, descobrir e revelar algo que ainda não se sabe. Mas seria assim, de forma profunda, com apuração dos fatos que se formam os furos jornalísticos hoje? Ou vive-se em uma época em que o que importa é publicar algo inédito, mesmo que ainda não investigado?!
Você como leitor, já refletiu sobre o assunto?
[Gabriele Arcy]
pra fim, o furo jornalísto é realmente o que
ResponderExcluirpromove a adrenalina no repórter, e o que promove
a correria na redação, então sua importância não
pode nem ser medida, nem ser comparada a algo no
jornalismo. O problema claro, é que na busca por
algo novo, surgem os profissionais sem ética, que
pelo tesão de um furo, cometem erros, e promovem
a desinformação social. Não condenaria massivamente
esse jornalistas, é o sistema tudo tente a pressa.
Agora, quando se tem um código de ética para seguir
deve-o fazer, mas acredito que o repórter fica apenas
como um testa-de-ferro para sofrer a "barriga" caso
o furo do meio de comunicação seja errôneo.
A ética no meio jornalistico com certeza deveria existir,mas todos sabemos que esta muitas vezes é esquecida.Tudo deve-se a adrenalina do momento, pois ao saber que está com uma notícia "inédita" em mãos pouco importa se ela é meio verdade ou meio mentira.O imrportante mesmo é ser um furo de reportagem,e estar entre as mais comentadas.É realmente isso que o telespectador quer.QUER NOTÍCIA.
ResponderExcluir